sexta-feira, 7 de novembro de 2014

COMO COLOCAR TÉCNICA E ALMA NO REALISMO? - (passo a passo do desenho do Elvis)


Outro dia uma moça me perguntou se é possível colocar num mesmo trabalho artístico (no caso num desenho a lápis de grafite sobre folha de papel) a nossa essência artística e utilizar da técnica aprendida nas escolas de arte em desenho ao mesmo tempo. Respondi para ela que sim e que uma coisa não acontece sem a outra. Mas ela disse-me ainda que não conseguia colocar nos desenhos que faz nada além do que aprendeu  em sala de aula e que não consegue, deixar seu "toque" pessoal...(discordei).
Gente, na minha modesta opinião qualquer trabalho artístico mesmo com toda técnica aplicada, terá nele impressa a alma do artista que o executou, sem sombra de dúvidas! Uma coisa não exclui a outra e é por isso que podemos distinguir só de olhar, por exemplo, um quadro de Van Gogh do de Picasso (para os entendidos e apreciadores) entenderam? As técnicas podem até ser diferentes (cada um com a sua),  mas é a característica (essência própria) de cada artista que dá vida ao que eles fazem, oK?


Observemos agora o passo a passo do desenho realístico do Elvis, que a passos de formiga (risos), estou fazendo.
Notem que há várias áreas do desenho que ainda precisarão de retoques, como por exemplo, os olhos. Um deles está desigual, ainda preciso igualar os tons e isso pessoal, vai acontecendo de acordo com a execução do mesmo, cada um faz de um jeito, eu faço assim volto sempre meu olhar para "o todo" e vejo o que pode ser melhorado e aproximado do original o máximo possível.

Abraços.

Letícia Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário